A Clockwork Orange, 1971



Mais um grande de Kubrick. A Clockwork Orange é uma obra que relata os crimes cometidos por Alexander Delarge (Malcom McDowell), um psicopática, e pelos seus amigos Dim (Warren Clarke), Georgie (James Marcus) e Pete (Michael Tarn). Os quatro amigos destacam-se pelas suas violações, roubos,  e crueldade. Todo o filme é revestido por um manto de sinistralidade, violência e horror que conjugado com a música clássica torna o filme algo arrepiante. Alex é então levado para a reabilitação, onde é tratado com métodos pouco convencionais que mexem com o psicológico, algo chocantes até. Após o tratamento, Alex descobre que o mundo já não se encontra como era: a sua casa estava diferente, os seus amigos estavam diferentes e as pessoas não o reconheciam ou sentiam uma enorme vontade de vingança e de aproveitarem  este seu momento de fraqueza. Alex sofre várias agressões e é novamente internado, sendo que mais tarde descobre que consegue retirar prazer da música que, anteriormente, lhe provocava um desejo intenso de causar o pânico.

Alex: Appy-polly-loggies. I had something of a pain in the gulliver so had to sleep. I was not awakened when I gave orders for wakening. 
Nasci em Lisboa no ano de 92. Achei interessante criar um blog de cinema pois é uma forma de registar todos os filmes que, ao longo da minha vida, me conquistaram ou causaram algum tipo de impacto, sendo unicamente sobre esses que escrevo.
Não creio que seja necessário mencionar todos os dados de um filme, não é isso que pretendo. Desde o início, a minha ideia foi criar algo simples, para qualquer idade, de fácil acesso e compreensão.
O que distingue o meu blog de todos os outros sobre sinopses e cinema é que estes são os filmes que escolhi e as minhas próprias críticas. Desta forma, pretendo agradar a todos aqueles que se identificam com o meu gosto.


imagens: daí.
citações: imdb