The Insider, 1999



Em 1999, Michael Mann realizou um dos filme que melhor demonstra a polémica que existe à volta das empresas tabaqueiras, quando os seus produtos são postos em causa e os seus malefícios denunciados ao publico. Jeffrey Wigand (Russell Crowe) é um cientista da área da química acabado de ser despedido de uma empresa de tabaco. Quando o repórter Lowell Bergman (Al Pacino) e o seu colega Mike Wallace (Christopher Plummer) o abordam, mostrando-se interessados em que este participe no seu programa "60 Minutes", Lowell é chantageado pela empresa para que trabalhava, de forma a que nenhuma informação chegue ao publico. O filme relata as dificuldades que surgem quando se tenta denunciar as empresas de tabaco e a forma como estas utilizam químicos para modificar os componentes dos cigarros, tentado causar uma dependência no consumidor. O problema é que são empresas multi-milionárias e o seu poder abrange uma escala demasiado grande para que algo possa ser feito a favor da saúde, pelo menos algo com impacto.

Mike Wallace: Who are these people? 
Lowell Bergman: Ordinary people under extraordinary pressure, Mike. What the hell do you expect? Grace and consistency?
Nasci em Lisboa no ano de 92. Achei interessante criar um blog de cinema pois é uma forma de registar todos os filmes que, ao longo da minha vida, me conquistaram ou causaram algum tipo de impacto, sendo unicamente sobre esses que escrevo.
Não creio que seja necessário mencionar todos os dados de um filme, não é isso que pretendo. Desde o início, a minha ideia foi criar algo simples, para qualquer idade, de fácil acesso e compreensão.
O que distingue o meu blog de todos os outros sobre sinopses e cinema é que estes são os filmes que escolhi e as minhas próprias críticas. Desta forma, pretendo agradar a todos aqueles que se identificam com o meu gosto.


imagens: daí.
citações: imdb