Biutiful, 2010



Um filme certamente difícil de digerir. De Alejandro González Iñárritu, Biutiful conta-nos a história da vida de Uxbal (Javier Bardem), um homem sem poucos recursos financeiros e pai solteiro de dois filhos. Confrontado com a pobreza e conhecedor da criminalidade da zona onde reside, em Barcelona, este homem concentra todas as suas forças nos seus filhos. Apoiando-se neles não só na pobreza ou na doença, mas vivendo para eles, educando-os, protegendo-os. Contudo, a recorrente presença da sua ex-mulher Marambra (Maricel Álvarez) parece desestabilizar a harmonia que ainda existe nesta pequena família. Uxbal passa por graves problemas de saúde,  financeiros e familiares, mas nunca desiste ou dá parte fraca. Um filme que conta com uma representação excepcional, por parte de Bardem, capaz de chocar e intrigar os mais desinteressados. 

Ana: Dad! How do you spell "beautiful"? 
Uxbal: Like that, like it sounds. 
Nasci em Lisboa no ano de 92. Achei interessante criar um blog de cinema pois é uma forma de registar todos os filmes que, ao longo da minha vida, me conquistaram ou causaram algum tipo de impacto, sendo unicamente sobre esses que escrevo.
Não creio que seja necessário mencionar todos os dados de um filme, não é isso que pretendo. Desde o início, a minha ideia foi criar algo simples, para qualquer idade, de fácil acesso e compreensão.
O que distingue o meu blog de todos os outros sobre sinopses e cinema é que estes são os filmes que escolhi e as minhas próprias críticas. Desta forma, pretendo agradar a todos aqueles que se identificam com o meu gosto.


imagens: daí.
citações: imdb