Schindler's List, 1993



O filme a preto e branco de Steven Spielberg sobre o homem que durante a II Guerra Mundial salvou mais de 1000 judeus do Holocausto, Oskar Schindler. Schindler (Liam Neeson) era empresário e, durante a deslocação dos judeus para os ghettos, abriu uma fábrica que viria a empregar várias pessoas necessitadas. Schindler destacou-se pela sua boa chefia, uma mão branda em comparação com outros oficiais do exército alemão que matavam e torturavam sem piedade. No filme podemos ter noção de tais bárbaros actos através da interpretação por Ralph Fiennes do comandante Amon Göth, um oficial severo, frio e sem remorços. Um filme muito bonito, emocionante e ao mesmo tempo desolador. Com uma banda sonora arrebatadora graças à participação do violinista Itzhak Perlman.

Amon Göth: They cast a spell on you, you know, the Jews. When you work closely with them, like I do, you see this. They have this power. It's like a virus.
Nasci em Lisboa no ano de 92. Achei interessante criar um blog de cinema pois é uma forma de registar todos os filmes que, ao longo da minha vida, me conquistaram ou causaram algum tipo de impacto, sendo unicamente sobre esses que escrevo.
Não creio que seja necessário mencionar todos os dados de um filme, não é isso que pretendo. Desde o início, a minha ideia foi criar algo simples, para qualquer idade, de fácil acesso e compreensão.
O que distingue o meu blog de todos os outros sobre sinopses e cinema é que estes são os filmes que escolhi e as minhas próprias críticas. Desta forma, pretendo agradar a todos aqueles que se identificam com o meu gosto.


imagens: daí.
citações: imdb