Le Mépris, 1963




Um dos melhores de Jean-Luc Godard e um símbolo da Nouvelle Vague francesa dos anos 60. Paul Javal (Michel Piccoli) é contratado para fazer um filme sobre Ulisses, supostamente realizado por Fritz Lang, que assume a sua verdadeira entidade no filme, e produzido por Jeremy Prokosch. No entanto, interesses económicos corrompem a mente dos personagens: Fritz Lang quer manter-se fiel à verdadeira historia enquanto que Jeremy Prokosch está interessado em comercializar o filme, de forma a vir a lucrar com isso. Durante o desenrolar do filme podemos observar Paul Javal e a sua mulher, Camille (Brigitte Bardot), a debaterem acerca da futura decisão que Javal irá tomar, ou seja, se acabará por se render ao dinheiro ou se irá continuar a seguir os seus ideais. O casal demonstra também sinais de fraqueza em relação ao seu casamento que, a qualquer momento, poderá acabar.

Camille Javal: I've noticed the more we doubt, the more we cling to a false lucidity, in hope of rationalizing what feelings have made murky.

Nasci em Lisboa no ano de 92. Achei interessante criar um blog de cinema pois é uma forma de registar todos os filmes que, ao longo da minha vida, me conquistaram ou causaram algum tipo de impacto, sendo unicamente sobre esses que escrevo.
Não creio que seja necessário mencionar todos os dados de um filme, não é isso que pretendo. Desde o início, a minha ideia foi criar algo simples, para qualquer idade, de fácil acesso e compreensão.
O que distingue o meu blog de todos os outros sobre sinopses e cinema é que estes são os filmes que escolhi e as minhas próprias críticas. Desta forma, pretendo agradar a todos aqueles que se identificam com o meu gosto.


imagens: daí.
citações: imdb