
Um dos melhores de Jean-Luc Godard e um símbolo da Nouvelle Vague francesa dos anos 60. Paul Javal (Michel Piccoli) é contratado para fazer um filme sobre Ulisses, supostamente realizado por Fritz Lang, que assume a sua verdadeira entidade no filme, e produzido por Jeremy Prokosch. No entanto, interesses económicos corrompem a mente dos personagens: Fritz Lang quer manter-se fiel à verdadeira historia enquanto que Jeremy Prokosch está interessado em comercializar o filme, de forma a vir a lucrar com isso. Durante o desenrolar do filme podemos observar Paul Javal e a sua mulher, Camille (Brigitte Bardot), a debaterem acerca da futura decisão que Javal irá tomar, ou seja, se acabará por se render ao dinheiro ou se irá continuar a seguir os seus ideais. O casal demonstra também sinais de fraqueza em relação ao seu casamento que, a qualquer momento, poderá acabar.
Camille Javal: I've noticed the more we doubt, the more we cling to a false lucidity, in hope of rationalizing what feelings have made murky.