La notte, 1961



Um drama de Michelangelo Antonioni, com Monica Vitti, Marcello Mastroianni e Jeanne Moreau. Giovanni Pontano é um famoso escritor que acabara de publicar mais um livro. O filme tem inicio no hospital, onde Giovanni e a sua mulher Lidia visitam um amigo que se encontrava internado. No momento seguinte, dirigem-se para a cerimónia de lançamento da mais recente obra do escritor. Lidia aproveita para passear e rever o local onde vivera há vários anos atrás. Um certo distanciamento entre o casal torna-se evidente. Já no período da noite, deslocam-se até a uma festa, cujo anfitrião é um homem bastante rico e poderoso. Enquanto Lidia se encontra com algumas pessoas conhecidas, Giovanni passeia pela mansão. Mais tarde, Gherardini, o afitrião, oferece-lhe um cargo na  sua empresa. Mas as coisas não se ficam por aqui. Valentina, filha de Gherardini, cruza-se com Giovanni e os dois começam a conversar, criando-se um clima de tensão. Quando finalmente se voltam a encontrar, Lidia e Giovanni conversam acerca das coisas que mudaram na sua relação, ao longo dos anos, e dos eventos que ocorreram na noite anterior.

Lidia: "In the half light you skin gloved with life so warm and sweet. I wanted to kiss it, but I was afraid to wake you. I was afraid of you awake in my arms again. Instead, I wanted to something no one could take from me, mine alone...this eternal image of you."
Nasci em Lisboa no ano de 92. Achei interessante criar um blog de cinema pois é uma forma de registar todos os filmes que, ao longo da minha vida, me conquistaram ou causaram algum tipo de impacto, sendo unicamente sobre esses que escrevo.
Não creio que seja necessário mencionar todos os dados de um filme, não é isso que pretendo. Desde o início, a minha ideia foi criar algo simples, para qualquer idade, de fácil acesso e compreensão.
O que distingue o meu blog de todos os outros sobre sinopses e cinema é que estes são os filmes que escolhi e as minhas próprias críticas. Desta forma, pretendo agradar a todos aqueles que se identificam com o meu gosto.


imagens: daí.
citações: imdb