The Pianist, 2002



O filme de Roman Polanski, baseado na obra Death of a City, um memoir escrito por Władysław Szpilman, músico polaco e judeu. É com certeza dos filmes mais premiados e com maior reconhecimento no que diz respeito à temática da Segunda Guerra Mundial. A medonha história por que o pianista Szpilman passou durante este período de terror. A transição de uma vida de sucessos e harmonia, para a insignificância e pobreza. Quando os soldados alemães tomaram posse da cidade de Varsóvia, impuseram uma série de leis anti-judeus. Como muitas outras, a família de Szpilman foi obrigada a mudar-se para um ghetto. Mais tarde, quando os judeus começaram a ser transportados para os campos de concentração, tivera de se aguentar sozinho, pois já não tinha a sua família para o acompanhar. Consegue sobreviver com a ajuda de poucos amigos, no entanto prestáveis, e acaba escondido nos restos de uma Varsóvia destruída pela guerra, até ao momento da chegada dos Aliados.

Szpilman: [taking off his watch] Here, sell this. Food is more important than time. 
Nasci em Lisboa no ano de 92. Achei interessante criar um blog de cinema pois é uma forma de registar todos os filmes que, ao longo da minha vida, me conquistaram ou causaram algum tipo de impacto, sendo unicamente sobre esses que escrevo.
Não creio que seja necessário mencionar todos os dados de um filme, não é isso que pretendo. Desde o início, a minha ideia foi criar algo simples, para qualquer idade, de fácil acesso e compreensão.
O que distingue o meu blog de todos os outros sobre sinopses e cinema é que estes são os filmes que escolhi e as minhas próprias críticas. Desta forma, pretendo agradar a todos aqueles que se identificam com o meu gosto.


imagens: daí.
citações: imdb