Vertigo, 1958



Um filme de Alfred Hitchcock. Gavin Elster (Tom Helmore) pede ao seu amigo polícia Scottie (James Stewart) que vigie a sua mulher Madeleine (Kim Novak) por uns tempos, uma vez que esta andava com um comportamento estranho e alegava ser a reencarnação de uma outra mulher. Scottie aceita o pedido de ajuda e, durante vários dias, segue a mulher do amigo. Para seu grande espanto, as acções da jovem pareciam de facto bizarras e fora do comum. Certo dia, o polícia impede que Madeleine se suicide no rio e os dois passam a conhecer-se melhor. Mas não por muito tempo. Durante a visita a uma igreja, Madeleine sobe à torre e atira-se lá de cima para baixo. Scottie vira-se impossibilitado de salvar a rapariga devido ao seu medo de alturas. Uns tempos mais tarde, encontra uma rapariga bastante semelhante a Madeleine, contudo, o nome desta era Judy. Desesperado, o polícia tenta mudar a aparência da rapariga de modo a que se parecesse mais com a mulher que não lhe saia da cabeça. Aos poucos, a verdade começa a vir à tona e as peças começam a juntar-se, num enredo de personalidades múltiplas.

Madeleine: Only one is a wanderer; two together are always going somewhere. 
Nasci em Lisboa no ano de 92. Achei interessante criar um blog de cinema pois é uma forma de registar todos os filmes que, ao longo da minha vida, me conquistaram ou causaram algum tipo de impacto, sendo unicamente sobre esses que escrevo.
Não creio que seja necessário mencionar todos os dados de um filme, não é isso que pretendo. Desde o início, a minha ideia foi criar algo simples, para qualquer idade, de fácil acesso e compreensão.
O que distingue o meu blog de todos os outros sobre sinopses e cinema é que estes são os filmes que escolhi e as minhas próprias críticas. Desta forma, pretendo agradar a todos aqueles que se identificam com o meu gosto.


imagens: daí.
citações: imdb