Le scaphandre et le papillon, 2007



De Julian Schnabel, este é o filme biográfico de Jean-Dominique Bauby (interpretado por Mathieu Amalric), um jornalista e editor da revista Elle francesa. O filme retrata as últimas semanas do jornalista passadas no hospital após o acidente a 8 de Dezembro de 1995. Após ter sofrido um AVC, Jean-Dominique ficou totalmente paralisado, com a excepção do seu movimento ocular e das funções cerebrais que funcionavam normalmente. Tinha 43 anos quando lhe diagnosticaram o síndrome de encarceramento e foi desta forma que passou os seus últimos dias. Comunicava através do seu olho esquerdo, piscando-o conforme se a resposta fosse "sim" ou "não". Teve tempo de escrever os seus restantes pensamentos e de reviver algumas pessoas da sua vida a quem não deu o devido valor. Jean-Dominique morreu a 7 de Março de 1997. 

Jean-Dominique Bauby: I decided to stop pitying myself. Other than my eye, two things aren't paralyzed, my imagination and my memory.
Nasci em Lisboa no ano de 92. Achei interessante criar um blog de cinema pois é uma forma de registar todos os filmes que, ao longo da minha vida, me conquistaram ou causaram algum tipo de impacto, sendo unicamente sobre esses que escrevo.
Não creio que seja necessário mencionar todos os dados de um filme, não é isso que pretendo. Desde o início, a minha ideia foi criar algo simples, para qualquer idade, de fácil acesso e compreensão.
O que distingue o meu blog de todos os outros sobre sinopses e cinema é que estes são os filmes que escolhi e as minhas próprias críticas. Desta forma, pretendo agradar a todos aqueles que se identificam com o meu gosto.


imagens: daí.
citações: imdb